Powered By Blogger

sexta-feira, 27 de abril de 2012

Desabafo sobre Escola e Inclusão


Que história quero escrever como professora e cidadã?
Professores e alun@s que fazem parte da minha história.


Muitas vezes ouço colegas de profissão dizendo que não foram preparados para trabalhar com as pessoas com deficiência. Nós não fomos preparados é para trabalhar com as diferenças!!!! Além disso, o processo de construção de conhecimento vai além da graduação, se não fomos preparados na graduação devemos continuar aprendendo durante nossa atuação, no dia a-dia. 

A inclusão das pessoas com deficiência na escola e na sociedade, na verdade traz à tona a deficiência dessas instituições e não das pessoas que estão inseridas nela. E isso sim é fantástico!!! 

Pena que poucos percebem isso. Poucos já perceberam que quando nos debatemos para ministrar uma aula que atenda também às pessoas com deficiência, na verdade estamos nos tornando mais criativos, sensíveis às diferenças humanas e, de fato, mais acessíveis a todos os outros (com e sem deficiência). 

Se muitas vezes a falta de entendimento sobre um assunto ou a diversidade de entendimentos sobre um conteúdo, possa  passar despercebido nas classes ditas  "normais", na classe que tem uma criança com deficiência isso é gritante!!!  

No entanto, na realidade a inclusão tem sido sofrida por essas crianças, adolescentes e adultos. Elas são parte do processo e das tentativas, ora vitoriosas e ora fracassadas, de inclusão.  Na maioria das vezes pela forma de organização desses locais, da falta de investimento, gestão e, principalmente, vontade. 

A questão da acessibilidade é outro ponto fundamental. Com base na definição adotada em 2006 pela Convenção dos Direitos das Pessoas com Deficiência e ratificada pelo Decreto 6.949/2009, que ressalta a questão dos impedimentos de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, mas principalmente, o quanto as barreiras podem prejudicar a interação com o meio ambiente e a sociedade. Desta forma, somente uma mudança radical da estrutura arquitetônica e organizacional poderão favorecer que esta  inclusão possa ser plena, que saia do papel. Li outro dia no facebook e concordo: "Sem acessibilidade não há inclusão"


Soyane Vargas

19 comentários:

  1. PARABÉNS Profª Soyane Vargas! Se todos os professores tivessem a consciência e o respeito com os alunos de Inclusão como vc, com certeza as crianças se desenvolveriam e seriam mais felizes, consequentemente o mundo seria bem melhor, pois aprenderiam com as diferenças!
    Que Deus te ilumine sempre!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um esforço diário, mas com a certeza que procuro cumprir minha função de educadora. Com respeito ao próximo especialmente. Sei que as dificuldades são muitas, mas mesmo diante das dificuldades os êxitos também existem. Mas, não adianta ficarmos nos lamentando precisamos lutar, exigir condições de trabalho e acreditar na capacidade de superação do ser humano.

      Excluir
    2. Obrigada pelo comentário e atenção. Grande beijo.

      Excluir
  2. Olhá te vi no face, e vim dá uma olhada, adorei o que você escreveu é verdade, nós professores não fomos preparados para trabalhar as diferenças, por isso não é só as pessoas com deficiência que sofre com isso. Pois nem todos aprende igual ou ao mesmo tempo, cada um tem um rítimo e por isso passam de ano, muitas vezes sem o professor perceber suas dificuldades de aprender. Por isso que a educação tá assim, e de quem é a culpa..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Benomia, precisamos de apoio também. De fato nessa escola de hoje, com turmas lotadas, com pouco pessoal de apoio, ou seja, com pouco investimento real na qualidade da educação, que vai além da vontade individual e do esforço que sabemos que muitos professores fazem, a inclusão é uma falácia. Mas, também uma importante caminho sem volta. Por que de fato todos tem esse direito, os locais é que devem se adaptar, não as pessoas. Muito obrigada pela interação. Bjo

      Excluir
  3. Sempre agradeço a Deus por te colocado na vida de cada um dos seus alunos e fazer cada um deles ser seres humanos de bem aprendi, aprendo e quero continuar aprendendo muito com você obrigada por tudo.
    bjos Monique

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu quem agradeço a DEUS por ter a oportunidade de descobrir talentos, grandes corações e seres humanos perfeitos onde a sociedade classifica como deficientes.

      Excluir
  4. ola! Uma amiga me passou seu blog com esse artigo sobre inclusão, pois estou em processo com meu TCC e o assunto é " formação do docente na educação inclusiva. Antes de se incluir um deficiente em sala regular, é preciso ter profissionais capacitados pra isso, e infelizmente nossa realidade é que os professores muitas vezes não sabem como agir com esse aluno . Fico feliz por profissionais como você , e me espelho nesses exemplos. Grande beijo.
    Cássia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Precisamos melhorar as condições da escola também.Obrigada pelo comentário, obrigada pelo apoio. Um beijo

      Excluir
  5. Soyane,gosto muito de ler o que escreve, porque são verdades que vem a partir da vivência em seu trabalho e do amor por ele. Me sinto privilegiada por ter tido a oportunidade de trabalhar com você, mesmo que tenha sido por um curto período. Parabéns! Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sandra também sou sua fã, vc é a prova que simplicidade e competência podem andar juntas. Obrigada pelo carinho de sempre. Grande beijo ariana mais centrada e calma que eu conheço. rsrsrsrs

      Excluir
  6. Soyane,a minha próxima filha terá esse nome rsrsrr minha linda, amei ter a chance de te conhecer e conhecer o seu trabalho,é algo emocionante e simplismente digno de ser visto por todo o mundo, pois através do seu trabalho muita gente pequena cresce e amadurece em segundos ...parabéns por ser esse ser fantástico que é querida. muito obrigada por me dar a honra de te abraçar e dizer obrigada amiga...bjs de xoconati da lala e toda turminha do espaço laryssa martins.
    fique com Deus.

    soninha barbosa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que honra Soninha!!! Vc também desenvolve um belo trabalho. Sua alegria e bom humor encanta a todos.
      O nome da minha mãe era Sônia. Saudades!!!

      Excluir
  7. Essa é minha professora. arrasa soy.
    Bjs: Lucas Monteiro

    ResponderExcluir
  8. Parabéns Soyane... Você realmente faz e fará ainda mais a DIFERENÇA! BEIJOSSSS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu e muitos outros colegas de trabalho que se dedicam à educação pública de qualidade....

      Excluir
  9. Soyane cada dia que passa me orgulho mais de vc, de sua dedicação, competência , do amor que dispõe em tudo que se propõe a fazer e sempre com muita perfeição.

    ResponderExcluir
  10. Parabéns pelo texto, pensamentos e atitudes.
    Somos todos iguais, independente de cor, raça, credo, dinheiro, opção sexual, gênero ou qualquer outra classificação.
    Pena que há muita desinformação e alguns acreditam que entrando pelo caminho da esquerda militonta, que separa e segrega a todos, corrompe e desvia de maneira corporativista e injusta, pensam que estão agindo acertadamente.

    ResponderExcluir